PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 34680 > PROFESP TIME PROFESP DE SALVADOR é CAMPEãO SUB 15 DA SéRIE PRATA DA TAçA BAND

PROFESP

Time PROFESP de Salvador é campeão sub-15 da Série Prata da Taça Band

Publicado: 2019-09-24 23:29:21
Em Barbacena (MG), alunos do PROFESP da EPCAR participam de semana ambiental

No dia 21 de setembro, alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base Aérea de Salvador (BASV) foram campeões sub-15 da Série Prata do Campeonato de Futebol Taça Band Bahia. A vitória foi conquistada com um resultado de 3x0 contra o adversário. O atacante e artilheiro do time, Caique Santana, marcou duas vezes e o volante Douglas da Silva, completou o placar com um gol de bicicleta. Ambos têm 15 anos, moram e estudam em Lauro de Freitas (BA).

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, recebeu o time na sala de reuniões e ressaltou aos alunos a importância da dedicação para alcançar seus objetivos. “Os exercícios passados pela professora na escola são como o treinamento que vocês fizeram para jogar. Devemos estudar, ter atenção e foco. Tudo na vida funciona assim”, incentivou.

O PROFESP é um programa do Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios, que tem como objetivo atender crianças e jovens, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social. O PROFESP da BASV assiste, atualmente, cerca de 160 alunos de escolas municipais. As atividades compreendem aulas de atletismo, basquete, corrida de orientação, futebol, futsal, vôlei, kickboxing e natação. Também são promovidos passeios culturais, palestras educativas, eventos do calendário escolar e visitas a museus, estádios e zoológicos. 

Preservação do meio ambiente em Barbacena

Entre os dias 16 e 19 de setembro, o PROFESP da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou uma semana educativa, com a participação de diversas entidades, para conscientização das crianças sobre a preservação do meio ambiente, por intermédio de palestras, plantio de mudas e construção de brinquedos com material reciclável.

O evento foi aberto no Auditório do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) pelo Coordenador de Núcleo do PROFESP, Coronel Aviador Fernando Monteiro de Oliveira Júnior, que ressaltou a importância da iniciativa. “No meio ambiente, encontramos nosso alimento, oxigênio, água que bebemos, tudo o que precisamos para a vida humana”, afirmou o oficial.

Para conscientizar as crianças sobre a reciclagem, o Instituto Socioambiental das Vertentes (IVERT), montou uma oficina de brinquedos com material reciclável, a fim de ressaltar a reutilização do lixo, e apresentou palestras sob a coordenação da professora e presidente do Instituto, Carmem Lúcia Werneck, sobre os principais problemas da região: poluição atmosférica e queimadas.

Foram plantadas 105 mudas de árvores – todas espécies nativas da região – nas dependências da EPCAR, para comemorar o “Dia da Árvore” em 21 de setembro, com o apoio do Instituto Federal de Barbacena e a orientação do Engenheiro Agrônomo Paulo Sérvulo, do Gestor Ambiental Jaime Luciano e da estudante de Gestão Ambiental Nádia Cristina. Também participaram o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, acompanhado da esposa, Adriana Bellintani, voluntária do programa, militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e alunos do 2º Esquadrão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), 

Ao final das atividades, o Grupo Brasil Verde conduziu as crianças numa caminhada ecológica pelo interior da Guarnição, com o intuito de enfatizar que a educação ambiental deve ser praticada no exercício diário de compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências a serem levadas para a vida pessoal e profissional.

*Edição sob supervisão de Tenente Emília Maria

Fotos: Soldado Antônio Carlos/Sargento Domingos/Equipe PROFESP